Urbex – Fotografia de exploração urbana e industrial

Exploração urbana é um gênero relativamente novo de fotografia. Fotógrafos desvendam e retratam a decadência de prédios, cidades, locações industriais e outros lugares onde poucos têm coragem de ir.

Em inglês, o gênero é conhecido como Urban Exploration (ou Urbex) e mostra fotos de locais decadentes e/ou de acesso restrito, objetos abandonados e vestígios de um passado remoto ou nem tanto.

A beleza das fotografias de exploração urbana está no abandono. Há ainda todo um imaginário criado por quem vê a fotografia, tentando compreender as situações em que o fotógrafo se envolveu para conseguir chegar onde chegou e voltar para contar a história.

É intrigante parar e pensar que esses lugares fotografados já foram cheios de vida, tiveram algum tipo de utilidade para a sociedade e, alguns anos depois, foram abandonados e encontram-se em estado deprimente. Qualquer lugar sem manutenção alguma vai inevitavelmente decair.

Obviamente técnicas de fotografia, pós-processamento e boas noções de composição fotográfica estão por trás das imagens de Urbex compartilhadas nesta postagem. Não basta ser um explorador destemido, tem que ter noções de fotografia. Tripés, lentes grandes angulares (para fotografias de arquitetura, internas e de paisagem) e câmeras de ação são alguns acessórios que ajudam a capturar o momento. Lanternas, máscaras, roupas de proteção, botas, luvas, cordas etc são alguns dos equipamentos que os fotógrafos utilizam para se proteger durante a exploração.

Certamente, diversas imagens de Urbex não são registradas sem transgressões à lei e desrespeito à propriedade alheia. Relatos de alguns fotógrafos mostram diversas situações de risco de vida ao explorarem prédios e lugares abandonados: é possível se deparar com antros de drogas, além de ser perigoso andar em construções arruinadas que estão literalmente caindo aos seus pés. Muitos desses lugares ainda têm acesso restrito por serem contaminados de alguma maneira, como por exemplo por lixo industrial, lixo hospitalar ou até mesmo radioatividade.

Veja abaixo um vídeo mostrando uma visita a um castelo abandonado na Bélgica, construído no século 19 e abandonado em 1991.

Vá direto para 1:36 se quiser pular o início e já começar a ver o castelo.


Os riscos são muitos: Nós do CameraNeon não aconselhamos ninguém a transgredir leis e muito menos a colocar a sua própria vida e equipamento fotográfico em risco.

Visitado 924 vez(es), 1 visita(s) hoje