A câmera fotográfica pode te engordar em retratos?

A-câmera-engorda-t-Quando tiramos fotos de pessoas e mostramos o resultado para elas, é comum ouvirmos comentários como “está câmera me engorda” ou “fiquei gordo nesta foto”. Há também quem reclame por aparentar estar mais magro/a.

Pois bem, realmente muitos de nós somos vítimas de distorções óticas provocadas pelas lentes da câmera ou celular. É fato que alguns retratos nos fazem parecer que engordamos, outros que emagrecemos ou que ficamos mais altos ou baixos, mesmo sem nenhum tratamento no Photoshop.

É importante ressaltar que pouco importa se a câmera é digital ou analógica, o que realmente importa é a lente utilizada.

Lentes de celulares smartphones, de câmeras de ação (tipo a GoPro) e câmeras tipo point and shoot são projetadas para trabalhar com um grande ângulo de visão e podem ser classificadas como grande angulares.

Lentes do tipo grande angular geralmente causam distorção radial tipo barril em fotografias. Olhe abaixo uma fotografia de exemplo tirada com uma lente olho de peixe e veja como a realidade foi distorcida. No lado direito, veja a mesma imagem corrigida e compare as duas.

Lentes telefoto geralmente provocam outro tipo de distorção: a tipo almofada. Esta faz com que as pessoas pareçam mais magras nos retratos.


Como identificar facilmente se uma foto está distorcida?

Na foto, procure por linhas retas (ou que deveriam estar retas) como a linha do horizonte, ou uma parede ou grade por exemplo. Se as linhas que deveriam ser verticais ou horizontais estiverem arredondadas como na foto a seguir, você pode ter certeza de que a foto está distorcida.


Como fazer para não sair mais gordo ou mais magro no retrato?

Bom, sem ter que trocar a lente ou câmera, temos duas soluções e uma envolve pós-processamento.

A solução mais simples e rápida é não sair no centro da foto. Fique mais para perto da linha do terço (veja aqui mais sobre a regra dos terços). No centro, a distorção se faz sentir de forma mais acentuada. Nos terços ainda há distorção, geralmente mais leve.

A segunda solução é processar a foto no computador para remover a distorção. Também é possível fazer estas correções no Photoshop e no Gimp.

Para ver um vídeo de como corrigir distorção no Lightroom e aprender mais sobre distorção, visite:

Visitado 7,725 vez(es), 1 visita(s) hoje